Na semana passada, o meu smartphone android, um Samsung Galaxy S4, resolveu tomar a iniciativa de fazer um factory reset

Vistas as coisas pelo lado positivo, foi uma oportunidade para instalar o CyanogenMod versão 12, baseado no Android Lollipop 5.1.

Depois de ter o Lollipop a funcionar aproveitei também para testar algo que há já algum tempo queria fazer: sincronizar os calendários, contactos e tarefas do meu servidor Nextcloud com o smartphone.

No final tinha os calendários, contactos e tarefas perfeitamente sincronizadas entre o servidor nextcloud e o smartphone através dos protocolos CalDAV e CardDAV que o Nextcloud suporta!

Instalar o F-Droid

O F-Doid é um catálogo de aplicações livres e de código aberto FOSS (Free and Open Source Software) para a plataforma android. O cliente faz com que seja fácil de navegar, instalar e manter o controle de alterações no seu dispositivo.

Como é um catálogo independente, não está disponível no Google Play, pelo que deve ser instalado manualmente:

  1. Descarregar a aplicação F-Droid (https://f-droid.org);
  2. Copiar o ficheiro ‘FDroid.apk’ para o cartão sdcard do smartphone;
  3. Usar o gestor de ficheiros do smartphone para localizar e executar a aplicação ‘FDroid.apk

O FDroid está pronto a ser utilizado como qualquer outra aplicação e oferece um catálogo de várias centenas de aplicações de utilização livre disponíveis para instalar :-)

Instalar o OpenTasks

O OpenTasks é uma aplicação de gestão de tarefas, que lhe permite organizar a sua lista de tarefas pela urgência, estado, prazo etc. As tarefas podem ser sincronizadas com um servidor CalDAV usando o DAVdroid.

NOTA: devido a um bug do android, a instalação do Opentasks deve ser feita antes do DAVdroid.

A instalação do Opentasks é feita a partir do F-Doid.

Instalar o DAVdroid

O DAVdroid é um adaptador de sincronização CalDAV / CardDAV para dispositivos Android versão 4 ou superiores e que integra nativamente em aplicativos de calendário / contactos Android.

A instalação do DAVdroid é feita a partir do F-Doid.

Configurar o DAVdroid

A configuração do DAVdroid não poderia ser mais simples: basta acrescentar uma nova conta e indicar a URL do servidor, o nome de utilizador e a sua password:

  • (*) Login with URL and user name
  • Base URL: https://cloud.example.com
  • User Name: nome_do_utilizador
  • Password: senha_do_utilizador

{% include figure image_path="/assets/images/2016/07/DavDroid_create_account_01.png" caption=“Adicionar uma conta no DAVDroid” %}

O DAVdroid irá detetar automaticamente a configuração do servidor, criar a conta e apresentar a lista de Contactos e Calendários disponíveis no servidor.

{% include figure image_path="/assets/images/2016/07/DavDroid_create_account_02.png" caption=“DAVDroid: deteção da configuração” %}

Depois é só selecionar o que pretende sincronizar. A sincronização funciona nos dois sentidos, pelo que as alterações feitas no servidor Nextcloud são atualizados no smartphone e vice-versa!

{% include figure image_path="/assets/images/2016/07/DavDroid_create_account_03.png" caption=“DAVDroid: seleção dos contactos e calendários a sincronizar” %}

Agora posso gerir os meus contactos, calendários e tarefas comodamente a partir do smartphone, da interface web do Nextcloud ou do Thunderbird com a certeza que não tenho que triplicar trabalho!

Há males que vêm por bem :-)